Papa Francisco anuncia «primeira Jornada Mundial das Crianças»

Iniciativa realiza-se em Roma, em maio do próximo ano

O Papa Francisco anunciou hoje, após a recitação da oração mariana do Ângelus, a realização da primeira edição da Jornada Mundial das Crianças.

"Tenho o prazer de anunciar que nos dias 25 e 26 de maio do próximo ano celebraremos em Roma a primeira Jornada Mundial das Crianças", disse.

Após dois domingos em que, devido a uma bronquite e inflamação pulmonar, esteve afastado das cerimónias públicas, o Papa voltou à varanda do Palácio Apostólico onde saudou milhares de fiéis reunidos na praça de São Pedro por ocasião da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria.

A iniciativa com as crianças será dinamizada pelo Dicastério para a Cultura e Educação e pretende refletir sobre "que tipo de mundo [se quer] deixar às crianças".

"Como Jesus, queremos pôr as crianças no centro e cuidar delas", afirmou Francisco.

A ideia, que acontece em Roma a 25 e 26 de maio de 2024, foi proposta ao papa por Alessandro, um menino de 9 anos num podcast que preparava as JMJ de Lisboa

Hoje à tarde, e pela primeira vez desde o diagnóstico médico, Francisco desloca-se até à praça de Espanha, na capital italiana, para venerar a imagem da Virgem Maria.

Antes passará pela Basílica de Santa Maria Maior para entregar a «Rosa de Ouro» ao ícone “Salus Populi Romani”.

Antes da recitação do Ângelus o papa pediu aos fiéis “gestos de paz” e orações “em particular pela paz na Ucrânia, Palestina e Israel”, bem como “em todas as terras feridas pelas guerras”. “Rezamos pela paz, pela paz nos corações, pela paz”, completou.

Imagem: Arquivo Vatican Media

Educris|08.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades