Papa pede «Igreja e sociedade» a promover a «inclusão de pessoas com deficiência» (Cvídeo)

Intenção do mês de dezembro exorta comunidades cristã a "eliminarem barreiras" e a serem "plenamente acessiveis"

No «O vídeo do Papa», deste mês de dezembro, Francisco centra a sua atenção na Pessoa com deficiência e pede aos fieis que estas “estejam no centro da atenção” das sociedades”.

“Rezemos para que as pessoas portadoras de deficie?ncia estejam no centro de atenc?a?o das sociedades, e as instituic?o?es promovam programas de inclusa?o que valorizem a sua participac?a?o ativa”.

No «vídeo do Papa», que acompanha o lançamento da intenção mensal de oração, a cargo da «Rede Mundial de Oração do Papa», o papa argentino lamenta os muitos irmãos que ainda enfrentam "a rejeição, baseada na ignorância ou baseada nos preconceitos, que as transformam em marginalizadas”.

“Sobretudo há necessidade de grandes corações que queiram acompanhar. É mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, exorta Francisco no vídeo com pouco mais de um minuto.

Às comunidades paroquiais o papa lembra que “criar uma paróquia plenamente acessível não significa somente eliminar as barreiras físicas, mas assumir também que temos de deixar de falar deles e passar a falar de nós", completa.

A intenção de oração de dezembro coincide com o mês em que a Organização das Nações Unidades (ONU) estabeleceu o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Educris|05.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades