Diálogo Inter-religioso: Vaticano assinala «festival das luzes» com mensagem de paz

Santa Sé enviou saudação aos hindus do mundo inteiro que celebram, este domingo, o «Diwali»

O Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa assinalou hoje, com uma mensagem, uma das mais importantes festividades do calendário Hindu, o Diwali ou Deepavali, conhecido como «Festival das Luzes».

“Que Deus, Luz suprema, ilumine vossos corações e mentes, abençoe os vossos lares e bairros e encha as vossas vidas de paz e felicidade”, lê-se na mensagem dirigida a todos os Hindus do mundo.

Na mensagem ‘Cristãos e Hindus: construamos a paz na verdade, na justiça, no amor e na liberdade’, os responsáveis da Santa Sé evocam o “sexagésimo aniversário da Carta Enciclica Pacem in Terris, do Papa João XXIII e lembram que “embora a plena realização da sua profecia de paz continua a ser um sonho distante”, a mesma só pode ser realizada “através de esforços colaborativos por parte de homens e mulheres de todas as tradições religiosas e de todos os sectores da sociedade”.

“Como fiéis e responsáveis nas nossas respetivas religiões com convicções comuns e um sentido de responsabilidade partilhada para o bem-estar da humanidade, que nós, cristãos e hindus, nos esforcemos sinceramente para nos tornarmos artesãos da paz”, apelam.

Destacando o texto do Papa João XXIII, escrito “num mundo que estava profundamente perturbado e à beira de uma guerra nuclear”, o Dicastério Católico evocou as condições para a paz aí expressas.

“A paz não passa de uma palavra vazia se não se apoiar… numa ordem fundada na verdade, construída na justiça, nutrida e animada pela caridade, e posta em prática sob os auspícios da liberdade”.

No documento, D. Miguel Ángel Cardeal Ayuso Guixot, e o monsenhor Indunil Kodithuwakku Janakaratne Kankanamalage, perfeito e secretário do organismo da Santa Sé, desejam dar as mãos “com os seguidores de outras tradições religiosas e com todas as pessoas de boa vontade”, para ser possível “trabalhar juntos e construir o mundo” fundado nestes princípios evocados pelo Carta Encíclica de modo que “todos possam desfrutar de uma paz genuína e duradoura”.

Numa altura em que os conflitos militares se multiplicam um pouco por todo o mundo a mensagem convida os “fiéis de todas as religiões” a não desanimar e a manterem-se firmes no desejo “da paz e na transmissão de valores” que a construam.

“As famílias, guiadas pelo exemplo dos pais e dos idosos, bem como as instituições educativas e os meios de comunicação, devem desempenhar um papel preeminente na inspiração do desejo de paz e no ensino de valores que construam a paz nos homens e mulheres de todas as idades”.

Celebrado por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo o Diwali, ou Deepavali é uma das maiores festividades hindus. Simbolicamente fundada numa antiga mitologia o festival, que habitualmente dura três dias, celebra a vitória do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte.

Foto de Udayaditya Barua na Unsplash

Educris|08.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades