Vaticano: Papa alerta para mentalidade «perversa» que considera o «outro como inimigo»

Francisco escreve ao «Encontro de Rimini», que na sua 44ª edição reafirma a «A existência humana é uma amizade inesgotável»

O Papa Francisco pediu hoje aos participantes no ‘Encontro para a Amizade entre os povos’ a promoção da “cultura do encontro” aberto a todos “sem exceção, porque em todos há um pouco do Pai”.

“O título que escolheste este ano [ndr: A existência humana é uma amizade inesgotável] é audaz porque contracorrente numa época marcada pelo individualismo e pela indiferença, que geram solidão e tantas formas de desperdício”.

Na mensagem, assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Paroli e enviada ao bispo de Rimini, Dom Francesco Lambiasi, Francisco lembra a importância da iniciativa como “um lugar de amizade entre pessoas e povos” que “abre caminhos de encontro e diálogo”, numa época de “divisões e rancor”.

“Infelizmente a guerra e as divisões semeiam rancor e medo nos corações, e o outro, diferente de mim, é entendido muitas vezes como um rival. A comunicação global e perversiva faz com que essa atitude generalizada se torne uma mentalidade, que as diferenças apareçam como sintomas de hostilidade e ocorra uma espécie de epidemia de inimizade”, lamenta o Papa.

À iniciativa, que se inicia este domingo e decorre até sexta-feira na cidade italiana de Rimini, Francisco apela a que “cada um dos participantes aprenda um pouco a se aproximar dos outros à maneira de Jesus, que ‘estende sempre a mão, procura sempre levantar, fazer com que as pessoas sarem, fazê-las felizes, fazê-las encontrar Deus’. Assim crescerão a amizade social e a amizade entre os povos”, completa.

Educris|17.08.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades