Ângelus: «Serviço e Louvor», a maneira de «ascender» de acordo com o Papa

Francisco recordou hoje a figura de Maria como aquela que ao servir os outros "ascende" a Deus pois o seu serviço é louvor a Deus. Antes da recitação da oração mariana do Ângelus, o Papa lembrou o papel fundamental do "voluntariado" e desafiou os crentes a uma atitude de "serviço e louvor"

Leia, na íntegra, a reflexão do Santo Padre

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, solenidade da Assunção da Virgem Maria, contemplamos a sua ascensão em corpo e alma à glória do Céu. Também o Evangelho de hoje no-la apresenta ascendendo, desta vez a uma "região montanhosa" (Lc 1, 39). E por que sobe? Para ajudar a sua prima Isabel, e ali proclama o cântico jubiloso do Magnificat. Maria sobe e a Palavra de Deus revela-nos o que a caracteriza na sua ascensão: o serviço aos outros e o louvor a Deus. Ambas as coisas: Maria é a mulher que serve ao próximo e Maria é a mulher que louva a Deus. Por outro lado, o evangelista Lucas narra a própria vida de Cristo como uma ascensão, rumo a Jerusalém, lugar de entrega de si mesmo na cruz, e da mesma forma descreve o caminho de Maria. Jesus e Maria, em última análise, percorrem o mesmo caminho: duas vidas que se elevam, glorificando a Deus e servindo os irmãos. Jesus como o Redentor, que dá a vida por nós, para nossa justificação; Maria como serva que sai para servir: duas vidas que vencem a morte e ressuscitam; duas vidas cujos segredos são o serviço e louvor. Detenhamo-nos nestes dois aspetos: serviço e louvor.

O serviço. Acontece quando nos abaixamos para servir os irmãos que subimos: é o amor que eleva a vida. Ao servirmos os nossos irmãos e irmãs e através deste serviço vamos "subindo". Mas servir não é fácil: a Virgem, que acaba de conceber, percorre quase 150 quilómetros para chegar à casa de Isabel desde Nazaré. Ajudar tem o seu preço, para todos nós. Vivemo-lo sempre, no cansaço, na paciência e nas preocupações que implica cuidar dos outros. Pensemos, por exemplo, nos quilómetros que muitas pessoas percorrem todos os dias para ir e voltar do trabalho e realizar muitas tarefas em favor dos outros; pensemos nos sacrifícios de tempo e sono para cuidar de uma criança ou de um idoso; e no compromisso de servir a quem nada tem a retribuir, tanto na Igreja como no voluntariado. Admiro o voluntariado. É cansativo, mas é subir alto, é ganhar o Céu! Este é o verdadeiro serviço.

Mas o serviço corre o risco de ser estéril sem louvar a Deus. De facto, quando Maria entra na casa da sua prima, ela louva o Senhor. Não se fala do cansaço da viagem, mas um cântico de alegria brota do seu coração. Porque quem ama a Deus sabe louvar. E o Evangelho de hoje mostra-nos "uma cascata de louvores": a criança salta de alegria no seio de Isabel (cf. Lc 1,44), que pronuncia palavras de bênção e "a primeira bem-aventurança": "Feliz de ti por teres acreditado" ( Lc 1,45); e tudo culmina em Maria, que proclama o Magnificat (cf. Lc 1,46-55). O louvor aumenta a alegria. O louvor é como uma escada: eleva os corações. O louvor eleva o seu espírito e supera a tentação de cair. Vedes que as pessoas chateadas, aborrecidas, que vivem da coscuvilhice, são incapazes de elogiar? Pergunta-te a ti mesmo: sou capaz de elogiar? Como é bom louvar a Deus todos os dias, e também louvar os outros! Como é bom viver com gratidão e bênção em vez de arrependimentos e reclamações, olhando para cima em vez de ficar com raiva! Reclamações: há gente que reclama todos os dias. Mas vê como Deus está perto de ti, observa como te criou, olha para as coisas que Ele te deu. Louva, louva! E isto é saúde espiritual.

Serviço e louvor. Procuremos perguntar-nos: Vivo o meu trabalho e as minhas ocupações quotidianas com espírito de serviço ou com egoísmo? Dedico-me gratuitamente a alguém, sem buscar benefícios imediatos? Resumindo, faço do serviço o "trampolim" da minha vida? E pensando no louvor: sei eu exultar em Deus como Maria (cf. Lc 1,47)? Eu oro abençoando o Senhor? E, depois de elogiá-lo, espalho a sua alegria entre as pessoas que encontro? Cada um procure tentar responder a estas perguntas.

Que a nossa Mãe, Assunta ao Céu, nos ajude a subir cada dia mais alto no serviço e no louvor.

Tradução Educris a partir do original em italiano

15.08.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades