Francisco espera JMJ que seja «semente do mundo do futuro» (C\vídeo)

Vídeo do Papa centra-se no papel fundamental dos jovens na vida da Igreja e do mundo

"Quando vou à Igreja do meu bairro, vejo somente pessoas mais velhas. A Igreja agora é coisa de velhos?", perguntam a Francisco no início do Vídeo do Papa do mês de agosto que se enquadra na Jornada Mundial da Juventude. A resposta é contundente: "A Igreja não é um clube para a terceira idade, e também não é um clube juvenil. Se se converte em algo de velhos, vai morrer. São João Paulo II dizia que se convives com os jovens, tu permaneces jovem também, e a Igreja necessita dos jovens para não envelhecer”, afirma Francisco.

A intenção de oração do Papa Francisco para este mês, confiada a toda a Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa e que neste mês conta com a colaboração da Fundação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, reza pelos bons frutos da Jornada Mundial da Juventude que Lisboa acolhe de 1 a 6 de agosto de 2023.

Na mensagem o Papa acentua o pedido aos jovens de se porem “apressadamente a caminho” procurando “dar testemunho do Evangelho com alegria”.

Num ‘tom’ de pergunta e resposta, entre o Papa e jovens de diferentes continentes, Francisco explica o porquê do tema da JMJ Lisboa 2023 pois a atitude de Maria é uma lição para todos os jovens.

“Quando sabe que vai ser a mãe de Deus, não fica parada a tirar uma selfie ou a pensar o que fazer. A primeira coisa que faz é pôr-se a caminho, apressadamente, para servir, para ajudar”, afirma o Papa.

Francisco afirma ter o sono de “ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro”.

“Gostaria de ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro. Um mundo onde o amor esteja no centro, onde possamos nos sentir irmãs e irmãos. Estamos em guerra, necessitamos outra coisa. Um mundo que não tenha medo de testemunhar o Evangelho. Um mundo com alegria, porque os cristãos se não temos alegria, não somos credíveis, ninguém acredita em nós”, apela.

Para D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, "as Jornadas são, na sua essência, um encontro dos jovens com o Papa, um encontro dos jovens com os jovens e um Encontro de cada jovem com a pessoa de Cristo Vivo”.

O recém-criado cardeal da Igreja diz esperar “tudo e nada neste caminho”.

“Esperar tudo será esperar que todos os jovens se sintam tocados pelas palavras do Papa e que cada jovem se encontre com o Senhor da Vida. Esperar nada, é confiar totalmente, dar tudo o que tenho e sou e nada esperar em troca”, desenvolve.

Numa breve nota a propósito do Vídeo do Papa deste mês o ainda bispo auxiliar de Lisboa afirma experimentar “todos os dias, mas de um modo especial nestes últimos dias o total desprendimento de quem sabe que realizar esta tarefa imensa sem a presença efetiva de Jesus Ressuscitado não é possível”.

Educris|28.07.2023

iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/P_Eze697FdA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen>

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades