Papa Francisco pede «uma nova aliança entre idosos e jovens»

Papa assinalou «Dia Mundial dos Avós e dos Idosos» com Eucaristia no Vaticano

O Papa Francisco exortou ontem a uma “aliança entre as gerações” em vésperas da Jornada Mundial da Juventude.

“Hoje, enquanto muitos jovens se preparam para partir para a Jornada Mundial da Juventude, celebramos o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A proximidade entre as duas celebrações deve ser um convite a promover uma aliança entre as gerações, que é muito necessária, pois o futuro constrói-se em conjunto, na partilha de experiências e no cuidado recíproco entre jovens e idosos”, afirmou no final do Ângelus deste domingo.

Após a eucaristia, em que lembrou a importância dos idosos e na necessidade da sociedade de construir em conjunto, o Papa Francisco mostrou a sua “proximidade para com as populações” que experimentam “fenómenos climáticos extremos” e deixou um apelo aos líderes mundiais para uma “ação concreta”.

“Estou próximo de quem sofre e de quem assiste as vítimas e os desabrigados. E, por favor, renovo o meu apelo aos líderes das nações, a fim de que se faça algo mais concreto para limitar as emissões poluentes: é um desafio urgente e inadiável, que diz respeito a todos. Protejamos a nossa casa comum!”, apelou.

Francisco quis voltar a alertar para “o drama que continua a consumar-se para os migrantes na parte norte da África”.

“Milhares deles, num sofrimento indescritível, há semanas estão bloqueados e abandonados em áreas desérticas”, lamentou.

“Apelo, em particular aos Chefes de Estado e de Governo europeus e africanos, a fim de que prestem urgentemente socorro e assistência a estes irmãos e irmãs. Que o Mediterrâneo não volte a ser teatro de morte e de desumanidade”, desejou.

No final o Papa pediu a todos para continuarem a “rezar pela paz, de modo especial pela querida Ucrânia, que continua a sofrer mortes e destruições, como infelizmente aconteceu de novo esta noite em Odessa”.

Imagem: Educris

Educris|24.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades