Francisco lembra que «pedir perdão não basta», na intenção de oração deste mês (C\vídeo)

Papa exige “respostas, ação e espaços seguros para as vítimas de abuso”

O Vídeo do Papa de março acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o Santo Padre confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa.

A mensagem deste mês é dirigida a todos aqueles que foram vítimas de abuso, e o papa lamenta os que foram “cometido por membros da Igreja”.

“Diante dos abusos, especialmente aqueles cometidos por membros da Igreja, não basta pedir perdão. Pedir perdão é necessário, mas não é suficiente. Pedir perdão é bom para as vítimas porque são elas que devem estar ‘no centro’ de tudo”, afirma.

Para o Papa Francisco é necessário trazer as vítimas “para o centro” de modo a que se possam dar “respostas, ações concretas para reparar os horrores que sofreram e evitar que se repitam”.

“A Igreja não pode tentar esconder a tragedia dos abusos, quaisquer que sejam. Bem quando os abusos corem nas famílias, em clubes, ou noutro tipo de instituições” desenvolve.

Ouvir, acompanhar, proteger, reparar

Francisco sustenta que “a Igreja deva ser um exemplo para ajudar a resolvê-los, tornando-os conhecidos na sociedade e na família”. O Papa pede que a Igreja ofereça “espaços seguros para ouvir as vítimas, acompanhá-las psicologicamente e protegê-las”.

“Rezemos pelos que sofrem por causa do mal cometido pelos membros da comunidade eclesial: para que encontrem, na própria igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos”, completa.

O «vídeo do Papa», que a Rede Mundial de Oração do Papa produz todos os meses, teve, nesta edição de março, a colaboração do artista italiano Hermes Mangialardo, numa narrativa “com forte conteúdo simbólico, brincando com a comparação entre a luz e as trevas, que fala da singularidade de cada vida e do profundo sofrimento causado pela violência”.

Educris|03.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades