Ângelus: «Cuido da herança que o Senhor me deixou?», interpela o Papa

Francisco convidou hoje os crentes a estar "despertos" e a "guardar e administrar com fidelidade" tantos bens que "o Senhr concede a cada um"

Leia,na íntegra, a reflexão do Papa antes da recitação da oração mariana do Ângelus

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No Evangelho da liturgia de hoje, Jesus fala com os discípulos para tranquilizá-los do medo e convida-os a estarem alertas. A eles são dirigidas duas exortações fundamentais: a primeira é «não temais, pequeno rebanho» (Lc 12,32); a segunda «estai preparados» (v. 35). “Não temas” e “estejam preparados”. Estas são duas palavras-chave para vencer os medos que às vezes nos paralisam e para vencer a tentação de uma vida passiva e entorpecida. “Não temas” e “está preparado”: ??detenhamo-nos nestes dois convites.

Não temas. Em primeiro lugar, Jesus encoraja os discípulos. Ele acaba de falar sobre o cuidado amoroso e providencial do Pai, que se preocupa com os lírios do campo e as aves do céu e, portanto, muito mais com os seus filhos. É por isso que não há necessidade de se preocupar e se agitar: a nossa história está firmemente nas mãos de Deus. Somos encorajados por este convite de Jesus a não temer. Às vezes, de facto, sentimo-nos presos por um sentimento de desconfiança e angústia: é o medo de não conseguir, de não ser reconhecido e amado, o medo de não poder realizar os nossos projetos, de nunca ser feliz, etc…E assim empenhamo-nos na busca de soluções, a encontrar algum espaço para emergir, acumulando bens e riquezas, obtendo títulos; e como terminamos? Acabamos por viver em constante ansiedade e preocupação. Jesus, porém, tranquiliza-nos: não temais! Confia no Pai, que quer dar-te tudo o que realmente precisas. Ele que já vos deu o seu Filho, o seu Reino, e acompanha-vos sempre com a sua providência, cuidando de cada um de vós todos os dias. Não temais: esta é a certeza à qual amarrar o coração! Não tenhais medo: um coração preso a esta certeza. Não temais.

Mas saber que o Senhor cuida de nós com amor não nos autoriza a dormir, a nos deixarmos levar pela preguiça! Pelo contrário, devemos estar despertos, vigilantes. Com efeito, amar significa estar atento aos outros, estar atento às suas necessidades, estar disponível para ouvir e acolher, estar preparados.

A segunda palavra: «Estejam preparado». É o segundo convite de hoje. É a sabedoria cristã. Jesus repete este convite em mais de uma ocasião, e hoje fá-lo através de três breves parábolas, centradas num chefe de família que, na primeira, volta sem aviso prévio do casamento, na segunda não quer ser surpreendido pelos ladrões, e na terceira vem de regresso de uma longa viagem. Em todos eles, a mensagem é esta: é preciso estar acordado, não adormecer, ou seja, não se distrair, não ceder à preguiça interior, porque, mesmo em situações em que não o esperamos, o Senhor vem. Ter esta atenção para o Senhor, não estar a dormir. É necessário estar acordado.

E no final da nossa vida ele nos pedirá contas dos bens que nos confiou; por isso, monitorizar também significa ser responsável, ou seja, guardar e administrar com fidelidade esses bens. Recebemos tanto: vida, fé, família, relacionamentos, trabalho, mas também os lugares onde vivemos, a nossa cidade, a criação. Recebemos muitas coisas. Procuremos perguntar-nos: cuidamos desta herança que o Senhor nos deixou? Guardamos a beleza ou usamos as coisas apenas para nós mesmos e para a nossa conveniência no momento? Temos que pensar um pouco sobre isso: somos guardiões do que nos foi dado?

Irmãos e irmãs, caminhemos sem medo, na certeza de que o Senhor está sempre connosco. E fiquemos despertos, para não adormecermos enquanto o Senhor passa. Santo Agostinho dizia: “Tenho medo de que o Senhor passe e eu não perceba”; de estar a dormir e não perceber que o Senhor passa. Estai acordados! Que nos ajude a Virgem Maria, que acolheu a visita do Senhor e, com prontidão e generosidade, disse “estou aqui”.

Tradução Educris|07.08.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades