Tempo da Criação: «Oportunidade para cultivar a nossa conversão ecológica», afirma o Papa

Foi apresentada hoje a mensagem do Papa para o Tempo da Criação 2022. Nela Francisco pede que “voltemos a rezar na grande catedral da criação, desfrutando do ‘grande coro cósmico’ de inúmeras criaturas cantando louvores a Deus.”

O Papa Francisco sustentou hoje que a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27) representa uma “oportunidade de trabalhar em conjunto pela implementação efetiva do Acordo de Paris”.

Recentemente o papa havia confirmado a adesão da Santa Sé à convenção da ONU, num claro sinal de esperança de que a humanidade um dia seja lembrada por assumir as suas graves responsabilidades pelo impacto das mudanças climáticas.

Na mensagem para o Tempo da Criação deste ano, que se celebra de 1 de setembro a 4 de outubro, Francisco pediu “em nome de Deus” que as grandes indústrias extrativas “parem de destruir florestas, zonas húmidas e montanhas, parem de poluir rios e mares, parem de envenenar pessoas e alimentos”.

Na apresentação da mensagem à imprensa, realizada hoje na Sala de Imprensa da Santa Sé,

Christina Leaño, diretora adjunta do movimento Laudato Si’, assegurou que nas próximas reuniões da ONU sobre biodiversidade e clima os católicos exigirão “uma reconversão comunitária necessária para adotar um novo acordo multilateral que impeça a destruição dos ecossistemas e a extinção de espécies”.

Para a responsável é urgente garantir “contribuições nacionais mais ambiciosas para reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa a zero o mais rápido possível”.

O Tempo da Criação é um período que reúne toda a comunidade cristã global para rezar e agir pelo cuidado do meio ambiente. Tem início em 1º de setembro, com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e termina em 4 de outubro, com a festa de São Francisco de Assis.

A iniciativa foi criada pelo Patriarca Ecuménico Dimitrios I, em 1989, quando proclamou o dia 1 de setembro como o Dia Ortodoxo de Oração pela Criação. Anos mais tarde o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) estendeu a celebração até 4 de outubro, dia em que se celebra São Francisco de Assis, padroeiro do meio ambiente.

Em 2015 o Papa Francisco oficializou o Tempo da Criação para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Educris|21.07.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades