Papa reza pelos profissionais de saúde durante o mês de abril (C\vídeo)

Francisco desafia governos e comunidades locais a apoiarem os profissionais de saúde numa altura em que muitos sistemas estão à beira do colapso

O Vídeo de abril do Papa acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o Papa Francisco confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre aborda a situação dos serviços de saúde em diferentes países e pede que o empenho dos profissionais de saúde em cuidar dos doentes e idosos, especialmente nos países mais pobres, seja apoiado pelos governos e comunidades locais.

"Para que o compromisso dos profissionais de saúde na assistência às pessoas doentes e aos idosos, sobretudo nos países pobres, seja apoiado pelos governos e pelas comunidades locais", pede o papa Francisco.

O papa apela à ação dos "governos de todos os países do mundo para que não se esqueçam que bons cuidados de saúde, acessíveis a todos, são uma prioridade", afirmou. 

Francisco chama a atenção para o modo como a pandemia expôs sistemas de saúde desiguais e acessos a cuidados básicos diferenciados.

"Esta pandemia também mostrou que nem todos têm acesso a um bom sistema público de saúde. Os países mais pobres, os países mais vulneráveis, não têm acesso ao tratamento necessário para tratar as muitas e variadas doenças de que continuam a sofrer", lamenta no vídeo.

"Apelo aos governos de todos os países do mundo para que não esqueçam que bons cuidados de saúde, acessíveis a todos, são uma prioridade", disse Francisco. Se isto não aconteceu até agora, acrescentou, é também devido à "má gestão de recursos" e à "falta de compromisso político sério", desafia.

Para o padre Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, a presente intenção de oração mostra bem como o papa "está sempre muito atento às pessoas, aos doentes, aos idosos, aos mais vulneráveis".

"Este pedido de oração, para todo o mês de abril, é dedicado aos profissionais de saúde que cuidam deles. Estão atravessando situações de crise e muitas vezes sem apoio adequado, particularmente em países com menos recursos. A pandemia demonstrou que o sistema de saúde e os profissionais de saúde são essenciais para a sociedade. O Papa apela a mais recursos para os apoiar, particularmente em países com um sistema de saúde frágil, caso contrário seremos confrontados com 'outras pandemias'", conclui.

Educris|07.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades