Oficina Internacional para a Educação Católica assinala «Dia Internacional dos Migrantes»

Responsáveis católicos apelam a uma “gestão humana e ordenada das migrações”

No dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) assinala o «Dia Internacional dos Migrantes» a Oficina Internacional para a Educação Católica (OIEC) revela-se “empenhada na promoção de uma gestão humana e ordenada das migrações, benéfica para todos, nomeadamente das comunidades de origem, transito e acolhimento”.

“Depois de celebrar o 75º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, é importante lembrar que o direito à vida, consagrado no artigo 3.º da Declaração Universal, deve ser defendido em todos os momentos, especialmente quando a vida é mais vulnerável”.

Na nota, enviada hoje ao EDUCRIS, a organização que reúne escolas católicas de todo o mundo, cita o Relatório Global sobre Deslocamentos Internos 2022 para lamentar as “59,1 milhões de pessoas deslocadas internamente” e que “a violência e os conflitos” sejam “responsáveis ??por 53,2 milhões de deslocados, enquanto 5,9 milhões foram devidos a catástrofes”.

“Perante estas realidades, devemos apegar-nos constantemente à verdade incontestável da dignidade inviolável dos migrantes, que deve servir de bússola moral. O nosso dever de ajudar exige de nós um espírito de empatia, unidade, coesão e soluções concretas, em vez de simples slogans, soluções rápidas ou total indiferença”, sustentam.

Lembrando o discurso do Papa Francisco às escolas católicas, reunidas há um ano em congresso mundial na cidade francesa de Marselha, os responsáveis católicos lembram a necessidade do esforço comum para “fazer da migração uma escolha verdadeiramente livre” e, por isso mesmo, que seja garantida a todos “uma parte equitativa do bem comum, o respeito pelos direitos fundamentais e o acesso ao desenvolvimento humano integral”.

“Só assim será possível oferecer a todos a oportunidade de viver com dignidade e de alcançar a realização pessoal e familiar”, completam.

Educris|18.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades