França: Escolas Católica querem ser «lugares de esperança para mudar o mundo»

Diversidades cultural e religiosa e defesa da dignidade humana marcam trabalhos

A cidade de Marselha, no sul de França, acolhe, de hoje a sábado, dia 3 de dezembro, o Congresso Internacional das Escolas Católicas.

Organizado pela Oficina Internacional do Ensino Católico (OIEC) a iniciativa tem como tema «A Escola como Corpo de Esperança para Mudar o Mundo», e conta com mais de 450 participantes, oriundos de 62 países e em representação dos 5 continentes.

Neste primeiro dia os conferencistas destacaram a necessidade “de aprender a viver e a crescer juntos” num mundo marcado pela “diversidade cultural e religiosa e pela busca da dignidade da pessoa humana”.

Logo pela manhã o Cardeal Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha, abordou o tema da “esperança” e apresentou aos participantes a sua experiência como prelado de uma diocese charneira com outro continente, fonte de outras culturas e religiões, e que é um autêntico “laboratório vivo do disfuncionamento do mundo”.

Partindo do termo “espoir” – uma “esperança” que do presente se projeta no futuro – o Cardeal Aveline propõe a “espérance” – uma “esperança” que transforma o presente a partir do futuro, ou seja, a partir da Ressurreição de Cristo.

Para o prelado esta “espérance” tem subjacente a “catolicidade”, chegando a todos e acolhendo todos, com caminhos próprios, fundados no Evangelho, que passam por olhar a história a partir dos fracos, dos vencidos, dos desprotegidos.

“Os povos do Mediterrâneo são, pois, um desafio para a Igreja (e para a sociedade), que não pode ser descurado nem desvalorizado”, alertou.

Ao longo do dia vários responsáveis de escolas católicas existentes em países e regiões em que a religião cristã é minoritária e o ambiente político e social hostil trouxeram o seu testemunho numa clara manifestação da “sua ‘catolicidade’, aceitando quem é diferente, educando para o respeito e para a tolerância, sem deixar de ser fiel à sua identidade, assente na Pessoa de Jesus Cristo”.

A delegação portuguesa é composta pelo diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Fernando Moita, pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas, com Fernando Magalhães, Manuel Lourenço e Jorge Cotovio, assim como por quatro diretoras e docentes de duas escolas católicas pertencentes à Congregação das Irmãs de S. José de Cluny – os Colégios de Nossa Senhora da Assunção, em Anadia, e da Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

A OIEC tem sede em Roma e comemora, no decorrer deste Congresso, o 70.º aniversário da sua criação.

De acordo com a OIEC existem, no mundo, cerca de 46 milhões de estudantes, que representam uma das mais de 210.000 escolas católicas, em cerca de 100 países do mundo”.

Educris|01.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades