Viena: «A Escola Católica deve promover «uma cultura de diálogo», D. Angelo Zani

Responsável da Santa Sé lembrou raizes do projeto de educação católico

D. Angelo Zani afirmou hoje que as escolas católicas devem ser lugar de “diálogo com todos e para todos”.

“É urgente dialogar, falar, trabalhar com todos e para todos aprofundando o Pacto Educativo Global, como pede o Papa Francisco”, explicitou.

No início dos trabalhos do 1.º dia da 98.ª Assembleia Geral do Comité Europeu de Escolas Católicas, que decorre até este domingo em Viena, o secretário da Congregação para a Educação Católica, apontou “o anuncio do evangelho, na era da pós-modernidade, a nova evangelização, a missão para todos e a educação” como desafios para estas instituições de ensino.

“As escolas Católicas são lugares privilegiados para encontrar as raízes do Pacto Educativo”, afirmou aos representantes de 24 países do velho continente.

Consciente de “um mundo em constante mudança”, o responsável da Santa Sé evocou “o Pacto Educativo” como resposta para as transformações”, a que se assiste.

“As Escolas Católicas devem continuar a trabalhar com todos e para todos, formando uma cultura do Diálogo onde a afirmação da identidade é sempre inclusiva e nunca exclusiva!”, concluiu.

Ucrânia: «Manter a esperança» com o apoio de todos

Da parte da tarde os participantes acolheram o padre Petrò Mayba, responsável pelas Escolas Católicas na Ucrânia que deu conta do estado destas instituições num país em guerra há já dois meses.

“Vivemos uma situação gramática neste momento. Temos alguém que ofende e alguém que procura defender. Não se trata de uma guerra entre a Ucrânia e a Rússia, mas de uma agressão”, afirmou.

Num testemunho emotivo o responsável pediu “apoio moral e afetivo para reagirmos positivamente a este momento”, e lembrou a necessidade de garantir “suporte financeiro e económico para alunos, famílias e professores”.

“Temos mantido a esperança, também com o vosso apoio”, concluiu.

O dia da 98.ª Assembleia Geral do Comité Europeu de Escolas Católicas terminou com a apresentação do Projeto «Planete Fraternity» [Planeta Fraternidade], a cargo de Hervé Lecomte.

O próximo Congresso Mundial da OIEC vai realizar-se em Marselha, na França, de 1 a 3 de dezembro deste ano.

Educris|30.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades