Igreja: «D. Daniel Henriques era um apaixonado pela educação cristã», D. António Moiteiro

Presidente da CEECDF recorda “homem bom, justo e bom conselheiro”

D. Daniel Batalha Henriques faleceu na passada sexta-feira, de madrugada, numa unidade de cuidados paliativos de Lisboa.

A notícia, dada pelo Patriarcado de Lisboa, percorreu vários setores da Igreja e da sociedade portuguesa que se multiplicou em votos de pesar e condolências ao até agora bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Na missa exequial de ontem, na Sé de Lisboa, o cardeal-patriarca de Lisboa agradeceu “a Deus a vida e ministério de D. Daniel” que considerou ter “participado tanto e tão bem do Espírito de Cristo, que agora o sentimos presente e com ele continuaremos a contar no futuro”.

Na CEECDF desde 2019, D. Daniel Henriques assumiu a função de vogal tendo colaborado na “revisão dos manuais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e na criação do documento preparatório do novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias»”.

“Ao longo destes últimos anos, e não obstante a doença que o acompanhava, colaborou sempre com a revisão dos manuais da disciplina de EMRC e participou ativamente no estudo do documento preparatório do agora «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias»”, recorda, em declarações ao EDUCRIS, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF.

O responsável lembra D. Daniel Henriques como “um amigo, um irmão”, que se “preocupava muito com a Educação Cristã no nosso país”.

“Era membro da CEECDF, desde 2019, e vivia, com grande fervor e preocupação, tudo o que tinha a ver com a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a Catequese e as Escolas Católicas. Era um apaixonado pela educação cristã das novas gerações”, desenvolve.

D. António Moiteiro lembra que o cuidado pela educação das novas gerações “acompanhou o sr. D. Daniel desde os tempos de pároco, onde atuou sempre com grande zelo e proximidade pela juventude”.

“Marcou-me nele, muito, esta paixão pelos mais novos, pela formação e pela evangelização da qual a catequese faz parte”, revela.

O bispo de Aveiro lembra o momento em que o convidou a fazer parte da Comissão Episcopal e destaca a “disponibilidade total que sempre manifestou”.

“Convidei-o em 2019. Tinha acabado de ser submetido a uma operação cirúrgica delicada. Disse-me que não podia aceitar, tendo em conta a sua condição. Expliquei-lhe o porquê da escolha e ele assumiu esta missão até ao fim”, recorda.

Ainda recentemente D. Daniel Batalha Henriques participou na reunião das equipas que preparam os novos manuais para a disciplina de EMRC, e presidiu à eucaristia de encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã.

“Recordo-o como um homem bom, justo, e muito bom conselheiro. Continuará, por certo, a ajudar-nos nesta nova missão que o Senhor lhe pediu”, completa.

Imagem de topo: Patriarcado de Lisboa

Educris|06.11.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades