Igreja: Faleceu D. Daniel Henrique, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da CEECDF

Corpo chega hoje à Sé de Lisboa. Missa exequial realiza-se amanhã, dia 5 de novembro, pelas 11h00

D. Daniel Henriques, bispo auxiliar de Lisboa, faleceu hoje, aos 56 anos de idade, informou o Patriarcado em comunicado enviado à diocese.

“Como vos escrevi anteontem, também o faço agora para comunicar a partida de D. Daniel Batalha Henriques esta madrugada, que para ele já foi inteiramente pascal”, lê-se na breve nota de D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa.

A partir das 18h00 desta sexta-feira o corpo de D. Daniel Batalha Henriques será velado na Sé de Lisboa, onde vai ser rezado o Terço, “meditando os mistérios gloriosos por pedido expresso” do até hoje bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, desenvolve a missiva.

Amanhã, dia 5 de novembro, vai ser celebrada a Missa exequial, a partir das 11h00 na sé de Lisboa, sob presidência de D. Manuel Clemente. O corpo do bispo auxiliar de Lisboa, e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), segue depois para a Igreja Paroquial de Santo Isidoro, onde deverá chegar pelas 16h00.  

D. Manuel Clemente agradece “à sua família pelo grande Bispo que nos ofereceu” e recorda as últimas semanas de hospitalização numa unidade de saúde da capital portuguesa.

“Partiu em paz, como em paz viveu toda a sua doença e sobretudo estas últimas semanas de hospitalização. Sempre a lembrar-se daqueles que generosamente servia e a oferecer-se por eles. Especialmente pela Diocese e pela Jornada Mundial da Juventude que preparamos, dando à sua partida um sentido salvador para todos, unido à Páscoa de Cristo”, completa.

Vogal da CEECDF D. Daniel Batalha Henriques deixa, também aqui, uma marca de dedicação e bondade.

“Nesta hora de profunda tristeza e também de imensa gratidão a Deus por toda uma vida de muita dedicação e generosa bondade por parte do nosso muito querido D. Daniel, partilhamos convosco os nossos sentimentos”, escreveu a irmã Arminda Faustino numa mensagem enviada hoje aos Secretariados Diocesanos da Catequese.

Assegurando a “comunhão fraterna e a oração” dos catequistas portugueses, a coordenadora do departamento de catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), recorda “a paixão pelo Senhor e pelos irmãos” de D. Daniel Batalha Henriques, e acredita que “no céu temos mais um intercessor”.

Já António Cordeiro, coordenador de Departamento da EMRC no SNEC afirma que “as dores da fragilidade humana por que passou no tempo mais próximo não retiraram ao sr. D. Daniel a grandiosidade da sua presença e do seu serviço humilde e dedicado ao Evangelho”.

Recordando as palavras “e o olhar próximo em dois momentos recentes”, o responsável mostra-se agradecido “pela vida entregue e o bem cultivado por tantos no serviço à Educação Cristã”.

“Confiemos ao Deus misericordioso a nossa oração”, completa na mensagem enviada aos secretariados diocesanos da EMRC.

Natural de Ribamar, Paróquia de Santo Isidoro e Concelho de Mafra, Daniel Batalha Henriques nasceu em 1966. Foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote no dia 1 de julho de 1990, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa

Integrou, como formador, o Seminário Patriarcal de São Paulo, em Almada, e o Conselho Presbiteral.

Em 1997 inicia funções como pároco na região de Loures, e em 2005 foi nomeado para a paróquia de Algés. Em 2010, é enviado para a Cruz Quebrada, e em 2016 para Torres Vedras.

Para além de pároco D. Daniel Batalha Henriques foi, no Patriarcado de Lisboa, diretor espiritual do Seminário de Cristo Rei dos Olivais, responsável pelo Serviço de Animação Missionária e membro do Cabido da Sé Metropolitana Patriarcal de Lisboa.

Foi ordenado bispo auxiliar de Lisboa, a 25 de novembro de 2018, no Mosteiro dos Jerónimos.

Imagem: Patriarcado de Lisboa

Educris|04.10.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades