Responsáveis ibéricos e italianos da catequese analisaram novo «ministério do catequista»

Iniciativa decorreu em Espanha no passado dia 4 de abril

As Comissões Episcopais que acompanham o setor da Educação Cristã, em Portugal, Espanha e Itália, estiveram reunidas para analisar o ministério do catequista.

“Durante a reunião refletimos sobre o ministério do catequista, a sua vocação, o âmbito de ação e a sua formação”, explica D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECD).

Num encontro “já anteriormente programado”, mas adiado em virtude da pandemia, os responsáveis analisaram o documento do Papa Francisco, ‘Antiquum ministerium’, com o qual se instituiu o ministério do catequista”.

“Todas as Comissões episcopais destes três países vão levar à Assembleia Plenária, das respetivas Conferências Episcopais, um documento para aprovação sobre o ministério do catequista”.

Em Portugal vai ser apresentado, para aprovação, o novo «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã com as Famílias, as Crianças e com os Adolescentes», na próxima reunião magna dos bispos portugueses.

“Quisemos refletir sobre o próprio ministério, enquanto catequista instituído, e pensá-lo a partir da vocação, mas também no âmbito da ação e formação”, explica D. António Moiteiro.

Olhando para a situação portuguesa o também bispo de Aveiro deu conta de que em Portugal o ‘catequista instituído’ deve ser “um formador, para a iniciação cristã das crianças, adolescentes, e um certo coordenador da Catequese, na paróquia, arciprestado ou mesmo na diocese”.

Considerando este como “um campo importante” na evangelização em Igreja, D. António Moiteiro considera que o catequista instituído deve assumir um papel “importante na Catequese com os catecúmenos”, mas, também, como “coordenador da formação de uma comunidade ou paróquia”.

A carta apostólica (Motu Proprio) ‘Antiquum ministerium’, publicada a 11 de maio de 2021, institui o Ministério laical de catequista», reconhecendo de forma “estável” o serviço que os leigos prestam na transmissão da fé, “desempenhado de maneira laical como exige a própria natureza do ministério”.

Educris|08.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades