Roma: Responsáveis da Catequese na Europa em Congresso

Iniciativa começa hoje e prolonga-se até dia 18 de setembro

Tem hoje início, no Vaticano, o encontro dos responsáveis da catequese das Conferências Episcopais da Europa.

A iniciativa, promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (PCPNE), órgão do Vaticano com a responsabilidade da Catequese na Igreja, vai refletir sobre o novo “diretório para a Catequese” e apresentar um balanço da catequese no velho continente e da sua importância para a Evangelização da Europa.

O trabalho tem início esta tarde, com a conferência «O Diretório para a Catequese», a cargo do presidente do PCPNE, D. Rino Fisichella. Segue-se o Cardeal Angelo Bagnasco, com o tema «Balanço e perspetiva para a catequese no contexto eclesial europeu». AO final da tarde o jesuíta André Fossion, do Centro Internacional Lumen Vitae, na Bélgica, apresenta o tema «A Catequese contemporânea ao serviço da Igreja na Europa».

Amanhã, dia 17 de setembro, os trabalhos iniciam-se com a conferência «A Catequese na perspetiva da nova Evangelização», numa comunicação a cargo do dominicano Miguel Angel Medina. Ainda de manhã Guiuseppe Ruta, sdb, apresenta o tema «A Catequese como anúncio querigmático e iniciação mistagógica».

Pelas 12h00 s participantes tem encontro marcado com o Papa Francisco na Aula Nova do Sínodo, dentro da cidade do Vaticano.

Da parte da tarde o secretário-geral do Conselho das Conferencias Episcopais da Europa, padre Martin Michalícek, modera a mesa-redonda que vai contar com as intervenções Sándor Keszeli, Christophe Spérissen, Ruzica Razum e Luis Miguel Figueiredo Rodrigues.

No último dia do encontro Birute Briliute apresenta o tema «O Catequista à luz do «Antiquum Ministerium», cabendo a D. franz-Peter tebartz Van Elst as palavras finais da iniciativa.

De Portugal estão presentes nos trabalhos D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, Fernando Moita, Diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, a irmã Isabel Martins e os padres Tiago Neto e José Henrique Pedrosa.

Educris|16.09.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades