Braga: É preciso efetivar o «Pacto educativo» nas escolas católicas, padre Rúben Cruz

Iniciativa apresentou o «Pacto educativo Global» aos responsáveis das Escolas Católicas de Braga

 «Urgências de Hoje, Pacto Educativo Global» foi o tema da conferência de Juan Ambrosio, proferida no passado dia 7 de fevereiro, aos responsáveis das escolas católicas da Arquidiocese de Braga.

O professor da Universidade Católica Portuguesa apresentou um “diagnostico” da realidade social hoje, e sustentou que “uma fase de transição epocal, de mudança de paradigma, de metamorfose” é preciso “alterar o paradigma”.

“Estamos verdadeiramente, a presenciar ‘o fim de um mundo’, como o conhecemos. O paradigma antigo já não serve e ainda não temos verdadeiramente o novo. Este é um tempo oportuno para sermos protagonistas da elaboração de um novo paradigma e ajudarmos na edificação de ‘um mundo novo e uma nova humanidade’”, desenvolveu.

Numa conferência onde apresentou o pensamento do Papa Francisco, a partir dos seus múltiplos pronunciamentos, o professor centrou a sua reflexão no «Pacto Educativo Global» enquanto “convite ao diálogo” e uma “convocatória para reavivar o compromisso para e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência, de diálogo construtivo e de compreensão mútua”.

“É um desafio a unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar a fragmentação e a oposição e reconstruir o tecido das relações para uma humanidade mais fraterna”, desenvolveu.

À margem do encontro, e em declarações ao EDUCRIS o diretor do Departamento para a Presença da Igreja no Ensino (DPIE), padre Ruben Cruz, fez um balanço positivo do encontro e destacou a necessidade de “efetivar o ‘Pacto Educativo’ nas escolas católicas de Braga”.

“A pandemia fez com que muitas escolas protelassem a sua implementação, mas é fundamental realizar este caminho a partir dos três grandes princípios do pacto: A pessoa como centro; ouvir as gerações mais novas, apostar na criatividade e na responsabilidade, cuidar da ‘Casa Comum’ e acolher a todos”, afirmou.

Para o responsável muita das Escolas Católicas “já tem projetos com muitas destas características” e os encontros promovidos pelos DPIE pretendem, também, proporcionar “momentos de partilha de boas práticas e de caminho em conjunto”.

“Nas escolas católicas temos vindo a trabalhar na figura do moderador de pastoral. Fazemos partilha de dinâmicas como, por exemplo, a construção em conjunto de propostas com recursos para o Advento, o Natal ou a Quaresma/Páscoa”, desenvolve.

Num departamento que reúne as Escolas Católicas e a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, o padre Rúben Cruz dá conta de “novas ações em agenda” com destaque para “o Sumário com Fé”, dirigido a docentes e não docentes” e na dinamização de um espaço especifico para as JMJ”.

“Queremos que cada escola tenha um espaço que pode ser itinerante pelas turmas. A dinâmica é diversificada consoante o espaço e quer trabalhar esta motivação para as JMJ. Isto cruza-se com a EMRC e queremos trabalhar, ainda mais em rede”, completa.

Imagem: Pedro Mendes

Educris|13.02.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades