Fátima: Encontro junta mais de 4 mil alunos e desafia-os a serem «protagonistas da vida»

Iniciativa decorre hoje em Fátima com alunos de 70 agrupamentos e escolas de 15 dioceses portuguesas

 

«Com EMRC dou + Cor à Vida» é o tema do XXI Encontro Nacional do 1º ciclo para os alunos de EMRC, que acontece em Fátima numa clara alusão a uma “educação que passa das palavras às ações”.

“Com este tema quisemos entender a palavra ‘cor’ como a qualidade de vida. Trata-se de procurar, no dia a dia de cada um melhorar a situação da vida das pessoas nomeadamente com aquelas com que os pequenos alunos do 1º ciclo se cruzam”, explica ao EDUCRIS Dimas Pedrinho, da Equipa nacional da EMRC.

Inspirado no lema da Jornada Mundial da Juventude que Lisboa recebe no próximo mês de agosto, a iniciativa desafia os “nossos meninos a estar atentos aos outros e sejam capazes de cuidar uns dos outros” tal como “Maria que se levantou e partiu, apressadamente, para ajudar a sua prima Isabel”, desenvolve.

Para o responsável o Encontro Nacional é uma oportunidade para “o estar juntos” e descobrir “tanta diversidade que existe” vinda “de todo o país”.

“Esperamos que se encontrem, se olhem, e estejam em comunhão provenientes de várias partes de pais. É sempre bom contactar com crianças e professores que trazem outras experiências fazendo festa naquele lugar tão especial”, alegra-se.

Num dia que tem início com um momento cultural, no Centro Paulo VI, a cargo da companhia de teatro ‘Espelho Mágico’, que “analisa os valores abordados pelo tema”, e um encontro, com todo o grupo, “na basílica Santíssima Trindade”, e que vai contar com a presença de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Para Dimas Pedrinho os “encontros nacionais da disciplina” são sempre momentos para “escutar a diferença, a dimensão nacional da disciplina, vermos crianças de tantos pontos do país e fazermos a experiência de comunhão alargada”.

Como atividade preparatória, os mais de 60 agrupamentos e escolas foram desafiados a “realizar desenhos que expressem o cuidado pelo outro, através do exemplo de Maria”, a partir “das aprendizagens das próprias aulas neste ciclo.

“Pedimos uma ilustração, que no-la enviassem e faremos com que os desenhos sejam compilados e traduzidos em E-book. É uma experiência de partilha e reforça a mensagem que queremos passar. Deste modo os alunos ilustram os gestos de cuidados uns para com os outros”.

Recorde os melhores momentos o XX Interescolas que se realizou em 2022.

Educris|26.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades