«Tive uma professora de Moral fantástica», Alice Vieira

Consagrada autora na literatura infantojuvenil recorda importância da disciplina de EMRC na descoberta da Bíblia

Alice Vieira, 80 anos, autora de dezenas de livros disse hoje ao jornal digital Sete Margens, que a EMRC foi muito importante para uma primeira aproximação ao cristianismo, através da Biblia.

“Sou de uma família profundamente ateia! […] nunca fui à catequese, mas quando eu andava no liceu havia muitos pais que não deixavam os filhos terem a disciplina de Religião e Moral… E os meus nem sequer sabiam que a disciplina existia – e eu também não lhes disse [risos] –, só que ia. […] Tive uma professora de Moral extraordinária… uma mulher muito, muito inteligente. E como é que ela dava a disciplina? Através da Bíblia! Como ela nos dava a Bíblia para ler, foi aí que pensei: “Isto é um livro muita giro!”, apontou.

Numa grande entrevista à jornalista Clara Raimundo, a autora de «Leandro, Rei da Helíria» ou «O Casamento da Minha Mãe», entre outros, convida os leitores a ler a Bíblia que considera “um grande livro” pois “está lá tudo de bom e tudo de mau!”.

“Foi só aí [ndr: nas aulas de EMRC] que tive o primeiro contacto com a Bíblia e foi essa professora que me abriu os olhos para a religião”, desenvolve.

Ao abordar a sua aproximação à fé a autora fala de uma ‘longa história’ com o amigo e agora cardeal Tolentino Mendonça, e considera que o nosso país deveria ter a disciplina de Religião como obrigatória como acontece noutras latitudes da Europa.

“Em Inglaterra, a minha neta, quando era miúda, tinha uma disciplina de Religião, em que os meninos aprendiam as religiões que havia, iam ver templos hindus, iam ver mesquitas, igrejas protestantes, católicas, e depois falavam daquilo tudo. E liam a Bíblia, mas liam a Bíblia para ser comentada […] Eu acho que era importante e bom que essa disciplina também fosse obrigatória cá. Os miúdos agora não sabem nada sobre religião”, lamenta.

Dentro de dias a autora vai estar na Feira do Livro de Lisboa num ano em que se esperam três novos livros da sua autoria.

Imagem: Clara Raimundo

Entrevista: https://setemargens.com/ 

Educris|25.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades