UCP: Formação analisa papel do professor de EMRC no «abandono escolar»

Iniciativa vai realizar-se em formato a distância

«Abandono Escolar Oculto e Desenvolvimento Humano Integral: o papel do(a) docente de EMRC», é o tema da mais recente proposta de formação continua para professores que Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, apresenta em colaboração com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

“Perante o abandono escolar e a necessidade de ajudar ao desenvolvimento integral das novas gerações emerge a pertinência de capacitar os docentes para fazerem face a este desafio, quer pela aquisição de mecanismos de identificação deste fenómeno do abandono escolar oculto, quer pela atualização dos modos de ensinar e fazer aprender os alunos” explica a FT em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Partindo dos Decretos-Lei 54/2018 e 55/2018, de 6 de julho, que “preconizam não apenas que todos e cada um dos alunos tenham acesso à escola, mas também que, independentemente da sua situação pessoal e social, encontrem respostas que lhes proporcionem condições de sucesso”, a formação online propõe-se analisar o fenómeno do abandono escolar a partir da Doutrina Social da Igreja, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Estamos perante mais uma daquelas situações em que se constata que os direitos humanos não são iguais para todos (Fratelli Tutti, 22), em que o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos (ODS,4; OLS, 5) não estão a ser garantidos. Deste modo, cabe também aos docentes contribuir para a criação de condições para o desenvolvimento humano e social mais saudável e fecundo (Laudato Si’, 116) de cada aluno”, completa.

Dirigido aos professores do grupo 290, Educação Moral e Religiosa Católica, a iniciativa tem a duração de 25 horas de formação (13 horas online síncronas e 12 horas assíncronas).

Os interessados devem inscrever-se AQUI até ao próximo dia 3 de abril.

Educris|16.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades