Madeira: D. Nuno Brás desafia professores a «ver o bem da escola e dos alunos»

Professores partilharam preocupações e expetativas em encontro regional

O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, pediu aos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), para na escola “verem o bem dos alunos e o bem da escola”, sempre em primeiro lugar.

Presente na reunião regional dos docentes desta disciplina, o prelado destacou o papel dos professores de EMRC como “essencial para os alunos” na sua formação integral, e agradeceu o seu trabalho.

“Estais na escola em nome da Igreja, em nome de Cristo, para ajudardes os mais novos a crescer no essencial”.

Já no passado, e em publicação na sua página no facebook, D. Nuno Brás referia-se à disciplina como um espaço “que ajuda a questionar e a procurar respostas. Ajuda a encontrar o sentido da existência”.

Na mensagem do ano passado, dirigida aos estudantes do arquipélago, o prelado explicitou a importância da EMRC para o crescimento dos alunos.

“A EMRC procura uma síntese entre o que aprendemos nos vários momentos da escola, quem somos e o que queremos ser. Isso é essencial para o crescimento de qualquer pessoa pois não basta saber muitas coisas e ter ao dispor muita informação”, desenvolveu.

No encontro deste ano, que decorreu no passado dia 11 de março, no Funchal, estiveram presentes 25 professores que lecionam a disciplina nas escolas estatais.

Cada docente teve a oportunidade de apresentar “aspetos importantes da disciplina”, como lugar de reflexão acerca “dos valores ético-morais” e “das questões da afetividade”, e do modo como os alunos valorizam as diferentes aprendizagens.

No final do encontro D. Nuno Brás desafiou os professores a encontraram alunos que desejem ser professores de EMRC “pois a Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresenta o Curso de Ciências Religiosas na modalidade de ensino a distância”.

Educris|16.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades