Açores: «Romaria Escolar» em Ponta Delgada está de regresso

25 de março marca o regresso de uma iniciativa que quer “ser espaço e momento para refletir o papel da escola”

A XIX Romaria Escolar de Ponta Delgada, na diocese de Angra – Açores, está de volta após o período pandémico. A iniciativa “que não pretende imitar as romarias quaresmais” inicia-se, este ano, na Escola Secundária das Laranjeiras e termina na Matriz de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo.

“Trata-se da romaria de um dia que não pretende imitar as romarias quaresmais mas é um espaço e um momento para refletirmos o papel da escola no seio de uma comunidade como é a nossa, onde esta tradição tem um peso muito significativo” explica Bento Aguiar, coordenador da Pastoral escolar na maior ilha do arquipélago, em declarações ao portal ‘Igreja Açores’.

O responsável dá conta de “uma certa ansiedade” para medir o pulso à tradição que sofreu um interregno de três anos.

“Estivemos três anos sem esta realização e agora queremos perceber se houve desmobilização ou, se pelo, contrário, a ausência da romaria desperta mais interesse”, desenvolve o docente.

Integrada no “calendário escolar” a atividade foi iniciada “por um casal de professores de Educação Física”, e pretende ser oportunidade para aprofundar a dimensão espiritual e religiosa dos participantes.

“Já enviámos para todas as escolas de Ponta Delgada a informação. Todos os alunos, professores e pais e encarregados de educação, bem como auxiliares estão convidados independentemente de frequentarem ou não a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica”, lembra Bento Aguiar.

O grupo de romeiros é sempre acompanhado por irmãos Romeiros de ranchos do concelho. Este ano será a vez de alguns romeiros do Rancho de São José acompanharem esta romaria.

As romarias escolares costumam ser organizadas também nas escolas do Nordeste, habitualmente até à Ermida de Nossa Senhora do Pranto, Ribeira Grande e Lagoa.

Imagem: Igreja Açores

Educris|07.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades