«Novos manuais vão refletir riqueza dos diferentes contextos educativos», António Cordeiro

Equipas de reformulação dos manuais estiveram reunidas em Fátima

Duas dezenas de professores, da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica(EMRC), estiveram, neste sábado em Fátima, para dar continuidade “ao trabalho de reformulação dos manuais de EMRC”.

“Este dia serviu para fazer um ponto de situação dos trabalhos, e para avançarmos com um calendário das diferentes tarefas a desenvolver de modo a que, por finais de março, estejam reunidas as condições para a impressão dos manuais de 4º e 9º anos”, garantiu António Cordeiro, coordenador do Departamento de EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Acompanhando o calendário de adoção de novos manuais, proposto pelo Ministério da Educação, o responsável deu conta da constituição de “uma equipa de seis elementos, provenientes das dioceses do Algarve, Porto, Guarda e Braga”, a quem foi já entregue o projeto de “revisão dos manuais do 5º e 6º ano”.

“Os manuais deste ciclo vão ser adotados, a começar pelo 5º ano de escolaridade, no ano letivo 2024/25. Acreditamos que esta equipa tem um arco temporal que lhe permite repensar todo o projeto do 2º ciclo procurando fazer a ponte com as aprendizagens realizadas em contexto de 1º ciclo, e em continuidade pedagógica, lançar para o 3º ciclo”, desenvolveu.

Na segunda reunião presencial do presente ano letivo, com as equipas de reformulação dos manuais da disciplina, António Cordeiro lembra o cuidado das equipas de trabalho pelo “referencial que são as aprendizagens essenciais” e considera que a “diversidade de contextos educativos existentes”, trará “riqueza” aos novos materiais.

“O trabalho que temos vindo a desenvolver tem como objetivo o envolvimento de professores de diferentes dioceses, conhecedores de diferentes contextos diferenciados em termos educativos. Queremos, deste modo, introduzir nos materiais, esta riqueza de cada um dos professores que está envolvido”, completou.

Educris|20.11.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades