JMJ 2023: «Símbolos deram volta ao Mundo»

Comité Organizador Local faz balanço da Peregrinação dos Símbolos por todo o país

A um dia do arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, a organização faz um balanço sobre a Peregrinação dos Símbolos, que percorreu as 21 dioceses e paróquias de todo o país, bem como dos Dias nas Dioceses, que envolveram 17 dioceses.

Sempre com o envolvimento da população, em Portugal continental os símbolos percorreram de carro mais de 40 mil quilómetros - o que corresponde a uma volta ao mundo. Nos Açores e Madeira a peregrinação contou com o apoio da Força Aérea para voar para todas as ilhas dos dois arquipélagos, percorrendo milhares de milhas aéreas. Os símbolos estiveram também em Angola onde, ao longo de 40 dias, percorreram nove dioceses do país, o que representou um total de 4.000 quilómetros; na Polónia, onde percorreram 7.500 quilômetros em 10 dias; em Espanha, os símbolos em 50 dias percorreram 14.000 quilómetros. No total, a peregrinação dos símbolos fez o equivalente a duas voltas ao mundo.

Envolvendo milhares de jovens, a peregrinação dos símbolos marcou pela mobilização da população nos diferentes territórios por onde foi passando, representando, nas palavras do Pe. Filipe Diniz, Diretor Nacional da Pastoral Juvenil e coordenador da Peregrinação dos Símbolos e Dias nas Dioceses, "a motivação e a alegria de uma Igreja Viva e Transformadora e um tesouro que o Papa deixou à Igreja portuguesa ".

Os Dias nas Dioceses (DND), o encontro de jovens de todo o mundo que antecipou a JMJ Lisboa 2023, recebeu mais de 67.500 peregrinos provenientes de todo o mundo, de 26 a 31 de julho.

Da Europa, os peregrinos eram provenientes de países com tradição na JMJ e que já receberam este grande encontro com o Papa, como Espanha, França, Itália, Polónia, a Alemanha, mas também da Estónia, Bélgica, Lituânia, Luxemburgo, Grécia, Reino Unido e da Escócia. De África destacou-se a participação dos Países Lusófonos, como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, mas viajaram também do Brasil e de Timor-Leste. América, Ásia e Oceânia, são outros continentes de onde viajaram jovens, que trouxeram a multiplicidade de línguas e culturas e também ritos cristãos, representados por países como Arábia Saudita, Bahrain, Cazaquistão, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Filipinas, Polinésia Francesa, Honduras, India, Iraque, Jamaica, Malásia, Mauritânia, Nepal, Panamá, República Dominicana, Rússia, Turquemenistão, Venezuela e Zimbabué.

A Diocese do Porto recebeu mais de 16.500 peregrinos, a de Coimbra mais de 14 mil, no território de Leiria-Fátima ficaram 7.500 participantes, enquanto os Comités Organizadores (CODs) de Braga e de Aveiro acolheram, respetivamente, 7.000 e 5.000 peregrinos, que ficaram em famílias de acolhimento ou em paróquias, em alojamentos públicos.

Cada diocese desenvolveu um programa de atividades com os peregrinos centrado em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio, para proporcionar aos jovens uma experiência eclesial de partilha de fé e do ser Igreja, nos dias anteriores à JMJ Lisboa 2023.

Sobre a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

 A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que a escolha do Papa Francisco para seguinte edição da Jornada Mundial a Juventude seria Lisboa. A JMJ Lisboa 2023 vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023, sob o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – Lc 1, 39.

Imagem: JMJ Lisboa 2023

Educris|31.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades