Lisboa acolhe Conferência Internacional «Os Cuidados com a Criação» antes da JMJ 2023

Iniciativa vai realizar-se um dia antes do início da Jornada Mundial da Juventude e quer analisar “o compromisso dos jovens com a ecologia integral”

A Universidade Católica Portuguesa é o local escolhido para a quarta Conferência Internacional sobre o cuidado da Criação. Subordinada ao «O compromisso dos jovens com a ecologia integral. Estilos de vida para uma nova humanidade», a iniciativa é realizada em Lisboa a 31 de julho.

“Queremos articular juntos uma reflexão sobre os estilos de vida já adotados, especialmente sobre novos estilos ainda a serem adotados para enfrentar o desafio cultural, espiritual e educacional que aguarda as novas e futuras gerações, por uma nova humanidade que olha a Terra não como um recurso a ser explorado, mas como um presente de Deus para todos”, explica Daniele Bruno, presidente da Fundação João Paulo II, organizadora da iniciativa.

Dirigida a “jovens universitários representantes de Conferências Episcopais, de Movimentos e Associações Internacionais e de Universidades Católicas”, a quarta conferência internacional vai conta “com diversos especialistas que refletem sobre cinco áreas da vida humana”.

“Os jovens poderão participar ativamente na reflexão necessária sobre a adoção de estilos de vida diferenciados a partir dos dados da economia, da educação e vida familiar, do modo como nos relacionamos e exploramos os recursos naturais, da política e da tecnologia”, desenvolve a nota.

A iniciativa apresenta, como novidade, “experiências de realidade virtual”, incluindo “a tecnologia imersiva do metaverso” para tornar “a participação no encontro mais inclusiva e acessível”.

Tal como nas três conferências internacionais anteriores, realizadas no Rio de Janeiro, Cracóvia e Panamá a organização apresentará “um manifesto final resultante da discussão” e que “servirá de base para novas ações e reflexões”.

Para além da Fundação João Paulo II, colaboram na iniciativa o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, a Fundação JMJ Lisboa 2023, a Universidade Católica Portuguesa e a Università Cattolica del Sacro Cuore e sua Alta Scuola per l'Ambiente, o Movimento Internacional Laudato Si', a Fundação Príncipe Alberto II de Mónaco e a Fundação Magis. A iniciativa realiza-se sob o patrocínio das Embaixadas de Portugal e do Principado de Mónaco junto à Santa Sé.

Imagem: unsplash

Educris|14.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades