«A Educação Cristã é uma prioridade para a Igreja», D. António Augusto Azevedo

Nova Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) assume funções

D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real e desde hoje presidente da CEECDF, dirigiu uma mensagem aos educadores cristãos onde sublinha a “beleza de educar e ser educador” e apela à “ousadia e criatividade” num setor prioritário para a Igreja.

“A minha primeira mensagem serve para sublinhar a beleza de educar e ser educador. Vivemos um tempo desafiante que requer de todos a consciência da emergência educativa”, diz em declarações ao EDUCRIS.

O novo presidente da CEECDF considera que o ‘hoje’ exige “um novo olhar para a educação” e “pede a todos o compromisso, enquanto educadores cristãos, para com este serviço e missão que é prioritário para a Igreja”.

“É um convite a que pais, professores, educadores das escolas católicas e não católicas, catequistas, todos, caminhemos juntos. Em primeiro lugar uns com os outros. Em seguida a que reaprendamos a capacidade de escutar os mais novos, e sejamos mais ousados, criativos nas propostas para que saibamos melhor propor a alegria da fé e do seguimento de Jesus”, desenvolveu.

Aos educadores cristãos D. António Augusto Azevedo lembra a longa história de uma Igreja “que sempre foi pioneira na educação e teve, ao seu serviço, grandes educadores”.

“É tempo de olharmos o futuro de frente e o presente com coragem para servirmos melhor”, conclui.

Nova constituição da CEECDF para o triénio 2023/2026

A eleição de D. António Augusto Azevedo aconteceu no passado mês de abril, no decorrer da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa.

Hoje, finda a 207.ª Assembleia Plenária Extraordinária, que decorreu em Fátima, foram dadas a conhecer a constituição das novas Comissões Episcopais responsáveis pelas diferentes áreas de trabalho.

Na CEECDF, para além da entrada de D. António Augusto Azevedo, como presidente, a comissão responsável pela Educação Cristã e Doutrina da Fé é constituída por D. António Moiteiro Ramos, que deixa assim a presidência após cumprir dois mandatos como presidente, D. Manuel da Rocha Felício, bispo da Guarda e que transita do anterior mandato, e D. Delfim Jorge Esteves Gomes, recentemente nomeado bispo auxiliar de Braga e que durante anos foi diretor do Secretariado da EMRC na Diocese de Bragança-Miranda e docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). O secretário da Comissão é o professor Fernando Moita que, por inerência, é o diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), órgão executivo da CEECDF.

Educris|21.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades